Consciência Negra é trabalhada na Escola José Pretto

         Dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, o Dia da Consciência Negra no Brasil é lembrado no dia 20 de novembro, dia o qual coincidido com a morte de Zumbi dos Palmares.
            Procurando lembrar um pouco mais sobre a cultura do negro, a escravidão e a luta dos africanos, os alunos e professores da EEEF José Pretto estiveram visitando o antigo cemitério de nossa comunidade, onde somente era enterradas pessoas de origem negra, no local ainda existem jazidas de pessoas negras falecidas e mortas no início dos anos 90.
            O atual dono da propriedade onde se encontra o cemitério, o Sr. Valdomiro Battisti contou aos alunos que naquela época, pessoas de pele branca eram enterradas em cemitério separado ao de pessoas de pele escura, podendo assim perceber que já era praticada a discriminação racial. Também relembra de como o negro era tratado perante a sociedade e que após 1947 começaram a aceitar todos perante sua cor de pele no atual cemitério
            A professora Elizete Zuffo relata que essas vivências são de tamanha importância para os alunos, pois isso reflete a inserção do negro em nossas vidas e na sociedade.

            A direção da escola agradece ao Senhor Valdomiro Battisti pela oportunidade de ter nos contado um pouco mais sobre estes fatos e ter nos levado até o antigo cemitério de nossa comunidade. 


























Texto: João Guilherme Battisti
Fotos: Daniela Pontin