Projetos

" Alimente-se bem, viva melhor! "
Alimentação saudável  



Justificativa
              A alimentação inadequada e a pouca atividade física estão fazendo com que a obesidade torne-se uma das doenças mais preocupantes em todo o mundo. O problema traz sérios comprometimentos à saúde e tem reflexos na aprendizagem, além de alunos que estão acima do peso recebem apelidos pejorativos, o que afeta seu auto-conceito, prejudica a integração com o grupo e a produção escolar.  A escola, promovendo hábitos alimentares saudáveis estará contribuindo para a diminuição da obesidade infantil, fazendo com que os estudantes fiquem mais dispostos para a aprendizagem.
              “É aconselhável ensinar a criança a fazer suas escolhas e saber o quanto comer. É importante que se tenha o hábito de se alimentar corretamente o que não significa ingerir grandes quantidades de alimentos a toda hora. Uma alimentação correta deve conter alimentos variados, frescos e de boa qualidade.”

           A Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pretto através do projeto “ALIMENTE-SE BEM, VIVA MELHOR”, vai atuar na formação de comportamentos alimentares mais saudáveis, num contexto multidisciplinar que envolve professores, pais e alunos. Para nortear o estudo, consideramos as limitações orgânicas, o valor nutricional e a moderação de alimentos, bem como a higienização, conservação, a validade e modos de preparo.




------------------------------------------------------------------------------------------


" Ler é super interessante  "
Leitura na escola


Justificativa      
Através das práticas em sala de aula e conversa com todas as professoras da Escola pudemos perceber que os alunos já não mais se interessam tanto pela leitura e que os livros de leitura da biblioteca já estão velhos e não chamam a atenção dos alunos. Tendo em vista que os alunos estão com muitas dificuldades na expressão oral e escrita e desmotivados para a leitura, resolvemos realizar este projeto que além de reorganizar os livros da biblioteca e adquirir livros novos irá ajudar os alunos a superar suas dificuldades e fazê-los adquirir o gosto pela leitura.



------------------------------------------------------------------------------------------

" Plantando a semente do conhecimento "
Horta Escolar - Escola do Campo


Justificativa
               A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação. Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
            Através do presente projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática. Desta forma levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável. O projeto Horta Escolar vem sendo realizado na E.E.E.F. José Pretto de Xaxim, município de Progresso. A escola localiza-se 12 km distante da sede. As atividades das famílias dos alunos é bem diversificada, dando ênfase a produção de frango, gado leiteiro e produção de produtos agrícolas. Os alunos ajudam os pais nas pequenas tarefas. Na sua maioria, os alunos chegam até a escola utilizando o transporte escolar.